8 vulcões ativos perto do Brasil

Você sabia que na nossa vizinhança existem 8 vulcões ativos? Pois é... Na América Latina , mais precisamente no Equador, 8 vulcões estão ativos e depois de tudo isso que ocorreu na Europa depois de um vulcão da Islândia expelir cinzas que fecharam boa parte do espaço aéreo do Continente, fica a preocupação maior com esses fenômenos.
Para você ter uma idéia no Equador estatística mostra que de cada 3 habitantes do País, um deles é vizinho de um vulcão. Isso mesmo! Existem 64 vulcões no Equador, e se levar em conta o espaço territorial bem menor que o do Brasil  tem mais vulcão que Equador.
Todos eles são constantemente monitorados pelo Instituto de Geofísica de Quito.
O Programa Fantástico deste domingo, dia 25 de Abril, fez uma reportagem que chamou a atenção para esta situação.

Abaixo, você que não viu pode ver, a reportagem exibida falando sobre os vulcões.
A equipe atravessa a Avenida dos vulcões, 400 quilômetros que corta a região central do país e concentra 8 vulcões ativos, ao todos o Equador tem 11 vulcões nesta condição.
Um destes vulcões, o Copotaxi,  segundo estudos, costuma entrar em erupção a cada 100 anos. A última vez que ele esteve neste estágio foi em 1877. Já está acima da sua média. Toda a vez que ele entra em erupção provoca muita destuição.
Mas o que mais preocupa os Equatorianos, e consequentemente todos da América do Sul,  é o Tungurahua, palavra indígena que significa Montanha de fogo.
Em 1999 ele cuspiu fogo e rochas escaldantes e desde então ele não passa um ano sequer sem soltar lava. Desde então ele tem uma atenção especial dos profissionais do Instituo de Geofísica.

video

Está mais perto de nós do que imaginávamos.


Fonte: G1 - Fantástico

1 comentários:

Anônimo disse...

Excelente essa matéria exibida pelo fantastico.coloca tbem o Brasil em alerta.Pois não estamos livres desse problema.ja que perto da minha cidade tem um vulcão estinto.(poços de caldas) obrigado.